Implantes Dentários - Implantologia

COMO RECUPERAR UM SORRISO QUE SE JULGAVA PERDIDO

A implantologia repõe dentes perdidos através de implantes dentários em titânio e coroas estéticas em porcelana. Os implantes dentários não são mais do que raízes artificiais de dentes de forma a proporcionar uma base fixa sólida sobre a qual as coroas ou próteses serão fixadas.

As fases de tratamento consistem em:

  • Exame clinico e diagnóstico
  • Fase cirurgica – para colocação de implantes dentários
  • Fase protética – para confecção e colocação da prótese dentária
  • Fase manutenção – para vigilância periódica dos implantes dentários

Substituição de um dente
A técnica de implantes dentários tem grandes vantagens, das quais realçamos:

  • Não necessita de estragar qualquer dente natural;
  • As próteses dentárias são totalmene fixas e de dimensões reduzidas;
  • Melhoria da estética e conforto na mastigação;
  • Rejuvenescimento da face;
  • Impedir a reabsorção do osso no local onde se perderam os dentes;
  • Os implantes têm actualmente uma taxa de sucesso de 98% e duram toda a nossa vida.

 

Substitutos para dentes e uma solução provada pelo tempo
Os Implantes dentários oferecem uma solução segura para a substituição de um ou mais dentes, assemelhando-se, funcionando e sentindo como dentes reais. Com implantes volta-se a mastigar sem dor ou irritação alimentos outrora proibidos.

Esta técnica existe há cerca de 25 anos e nos últimos 12 anos as taxas de sucesso têm vindo a subir consideravelmente, sendo que com assistência profissional e cuidados pessoais, a taxa de sucesso é actualmente superior a 90%.

Um processo que não é doloroso
Normalmente o desconforto doloroso não é um problema. Os utentes relatam que tirar um dente foi mais doloroso que a colocação de um implante dentário. O médico utiliza um regime anestésico de modo a evitar a dor.
Quando sair do consultório, será receitada a respectiva medicação, de forma a que a dor seja eliminada por completo.

Idade dos pacientes
Os pacientes que podem ter implantes vão desde a adolescência a adultos de 80 anos. Saúde geral e osso em bom estado são os factores a avaliar aos candidatos a implantes dentários.
É necessário que se mantenha a rotina diária de higiene oral e são aconselháveis visitas semestrais ao seu médico para efectuar uma limpeza de rotina e uma consulta de avaliação.
A nossa clínica utiliza implantes osteointegrados importados, da marca Sueca Nobel Biocare, líder mundial no sector. Utilizamos os sistemas Branemark System e Replace Select.

Para maiores informações, como depoimentos, vídeos e imagens, visite o site da empresa: http://www.nobelsmile.pt

Os implantes dentários são estruturas de metal posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. Permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Por serem integrados no osso oferecem suporte estável para os dentes artificiais. Dentaduras parciais e próteses montadas sobre implantes não escorregam nem mudam de posição na boca.

Esta segurança ajuda as dentaduras parciais, pontes, coroas individuais colocadas sobre implantes, que proporcionam uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Uma higiene bucal meticulosa é essencial para o sucesso a longo prazo de seus implantes. Os implantes são, em geral, mais caros que outros métodos de substituição de dentes.

Actualmente os implantes de titânio são a melhor opção para a reposição de dentes, seja em casos com boa quantidade óssea, ou em casos com falta de osso. Estas modernas técnicas podem devolver o sorriso aberto, a mastigação forte e segura, e a auto estima do paciente. A boca é um sistema integrado onde cada parte tem sua função.

Se perdermos um dente, ocorre a desarmonia o que compromete a função mastigadora e ameaça os outros dentes. Próteses convencionais foram e ainda são soluções adequadas para vários casos. Porém se compararmos os seus resultados com os obtidos pelas próteses sobre implantes encontramos muitas vantagens desta nova técnica. Vantagens em relação às próteses convencionais:

  • Mastigação.
  • Falar.
  • Lavagem.
  • Sorriso aberto.
  • Não há lugar a cáries.
  • Recuperação estética.
  • Substitui próteses removíveis, dentaduras e pontes fixas, melhorando a estética.
  • Higiene oral facilitada.

Caso Clínico

Mais um caso de uma doente cuja perda óssea não tinha outra solução que não esta. A Doente tinha perfil côncavo e ausência de osso. Com esta reabilitação, a doente não só recuperou dimensão vertical, função, passou a ter uma oclusão estável inversa a que tinha e ganhou obviamente um novo sorriso!

Antes

Depois

Trabalho realizado por Drª Teresa Painho